sábado, 11 de junho de 2011

Tunisia I

Hey AIESEC!
E aí gente, tudo bem com vcs?
Bom, cá estou eu encerrando minha primeira semana na Tunisia!
Escrevendo pelo meu cel, super cansanda e, graças a Deus, sem muitos problemas hoje.
Bom, comecemos do começo.
Cheguei 2a, após meu vôo Paris-Tunis ter atrasado 3 hs. Já estava sem dormir há mais de 30 horas, com mais de 40kg de bagagem...
Resumindo, acabada!
Fui pegar o taxi e não encontrei aqueles oficiais no aeroporto. Agora eu sei que tem. E sei também que os 20DT que paguei foram absurdos!
Cheguei na estação de trem Barcelone e comprei o próximo horário para Sfax, já em cima da hora!
Depois de 3hs, cheguei ao meu destino final, por volta das 21 hs...
A primera impressão da cidade foi "ok, é normal!".
Mas não...
No dia seguinte foram buscar a Muna e eu as 8 e pouco da manhã.
Os EPs mexicanos, Nabila e Christopher estavam juntos!
Daí conheci o caos: Vocês pensam que o trânsito em Sorocaba está ficando impossível? Acham que São Paulo está intransitável? Reclamam da sujeira na rua?
Ah, vocês não viram nada!
O trânsito aqui não tem lei. A preferencial é de todo mundo. É mais que caótico!
E os lixos?? Em todas as ruas, toneladas!!
Fomos para a associação e na seqüência fomos para um Country Club com elas!
Achei que não fizemos nada demais. Só dançamos com as crianças. Ainda não sabia que seria praticamente só isso.
De tarde fomos na Medina e descobri algo que não sabia: toda
Cidade tem uma Medina, como uma cidade velha dentro da cidade.
Os preços aqui são excelentes!! Um lanche gigante com fritas e refri, vc paga 3DT!
No café que fomos na Medina, tomei um chá e um café por um dinar!!
E daí descobri que não seria tão maravilhoso.
Os pais da Muna são uns amores, super queridos! Mas ela tem que estar em casa todos os dias até às 19.
Na 4a tive o dia mais estressante de todos até agora!
Existe uma mania de controlar todos os EPs! Não nos deixam sair sozinhos!
Ok, existe uma barreira lingüística muito grande, mas, estamos aqui também para aprendermos a nos virar sem ajuda! Mas isso já daria um outro post em off hehehe!
Enfim, por não estar na trainee house, perco todos os get together, e acabei me sentindo excluída essa semana.
Então decidi me mudar da casa da Muna e vir pra trainee house! Farei isso essa semana! Mas esta noite vou dormir aqui!
Bom, sobre o projeto em si, é gostoso. Não fazemos muitas coisas, praticamente só dançamos com as crianças. É cansativo!
Pode ser que eu mude de projeto, quando eu tiver mais informações aviso.
O que mais pegou essa semana mesmo foi: todos os vídeos, fotos que eu vi, mostravam um outro mundo. Similar ao primeiro mundo.
Mas não é bem assim. Aqui é terceiro mundo. Mais terceiro mundo do que estamos acostumados. Acho que o Jan e a Mei estão mais conscientes do que os espera.
E acho que talvez seja mais subdesenvolvido ainda.
Mas eu realmente esperava outra coisa...
Não que seja horrível. Não estou na parte mais turística de todas. Hoje fui à praia e a cidade é bem mais limpa e o mediterrâneo não tem nada demais. Era cinco da tarde, a Agua estava uma delicia, mas mesmo assim é o mediterrâneo e ohhhhhh, meu Allah eu nadei no mediterrâneo!!!
Ah, outra coisa interessante, pq estou ouvindo agora, 5x por dia toca uma música chamando pra rezar!!
Bom, mas só pra fechar meu raciocínio, eu não queria ir pra um país subesesenvolvido criar impacto positvo e mudar a vida das pessoas?
Pois cá estou. A gente sempre faz merchan dos pontos positivos... Mas a gente sabe também, que existe um lado negativo.
Tenho que me acostumar que aqui não é 100% como vi nos vídeos... E aproveitar todas as coisas boas que a Tunisa tem a me oferecer.
Boussa pra todos!

4 comentários:

  1. Que semana hein rsrs
    mas forças, veja este caos como uma oportunidade de poder mudar esta realidade.

    curta muuito=)
    leonardo vieira.

    ResponderExcluir
  2. AEEE CECI!!!!

    No perrengue que a gente cresce!!!!

    Força ae!!! E só pra atualizar vc: tivemos o speech de MNs e de LRs!

    Todos os MNs foram aprovados e somente uma LR! a Lauren que virou cooordenadora do Eduaction!

    MAs os outros foram sensacionais! Tão pouco tempo e já dando a cara a bater para estes desafios!!! Eles irão agora pra 2o round! Vamos torcer por eles!!! Vai ser animal, todos eles são muito bons: Murillo, Léo viana e Léo Vieira e Nathalinha!!!

    beijos aí!

    ResponderExcluir
  3. Vai no Mc Donalds da Tunisia que todos os seus problemas acabam...!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Aeee Cecy!
    Fiquei sabendo do perrengue que vc passou por ai. Tava vendo uns videos da índia, o trânsito é um caos, deve ser igual ao da tunísia! Faz um vídeo pra gnt!! Essas peculiaridades vc nao encontra sempre!
    Que bom que vc teve a chance de sair da casa da Mune e ir pra uma trainee house, mas nao deixe de manter contato com o pessoal daí né!
    E os outros trainees, são legais? Vi umas fotos no facebook, fiquei com vontade de viajar loogo!

    Vou falar uma coisa que sempre achei MEGA broxante em todas as viagens que já fiz... SEMPRE tem mais brasileiro que nativo haha como tá a situação por aí? Espero por novos updates! :D
    Beijocas

    ResponderExcluir