quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aí Sim!

É muito fácil quando se está em outro país ter problemas com a comida, passar mal, dor de estômago, não gostar de muita coisa, felizmente aqui em Cochabamba não me aconteceu nada disso =]

As refeições básicas são bem agradáveis e não muito diferentes. Sempre há arroz, carne, saladas, legumes, sopas, etc. Talvez uma pequena diferença no preparo das carnes seja que são na maioria das vezes fritas, muito raro grelhar, assar, ou qualquer outra coisa.

Os Cochabambinos são conhecidos por comerem muito bem, em nossa casa não é tanto, mas muitas pessoas costumam seguir a seguinte dieta: café da manha, prato da meia manhã, almoço, café da tarde e janta. Principalmente pessoas mais simples que trabalham no campo ou comércio o dia todo.

Desayuno (café da manhã): pão (redondos geralmente) com manteiga, doce de leite, geléia, o que tiver. Nunca tomei leite por aqui, sempre tomamos o té (chá) pela manhã. Não sei exatamente do que o chá, mas é bom e muito recomendado quando se tem qualquer problema de estômago.

Plato de La media mañana (Prato da meia manhã): nunca comemos este em casa, mas geralmente não é uma barrinha de cereal ou um copo de leite, é um prato mesmo! Vê-se muito nas ruas tendas vendendo frango com batatas, salgados e pratos prontos. Apenas duas vezes comi na meia manhã, fora de casa e apenas salgados, sofri para terminar o almoço depois heheh

Almuerzo (almoço): costume por aqui quem fez o almoço servir, então você apenas espera (ajudando em algo) até te servirem os pratos, quase sempre começa por um prato de sopa, geralmente uma sopa muito boa, cheia de condimentos, batata e carne. Depois vem o prato normal, arroz e carne com legumes, qualquer coisa pode ser também. Sempre acompanha algum refresco, seja sucos naturais, sucos industriais, coca (se toma muito também, 2 litros custa 6Bs em alguns lugares).

Cena (jantar): este não se inicia por sopa, e nem sempre é um prato mesmo, aqui varia muito, pode ser um lanche, um salgado, um prato, qualquer coisa mesmo!

Ainda tenho muito que aprender de pratos típicos, comi alguns em casa, mas nenhum muito tradicional, apenas o básico. Que seja tradicional e já tenha comido, foram sucos como de ameixa (que vem uma ameixa seca dentro, que você come depois de beber), salgados como as famosas Salteñas de carne picante (uma massa levemente doce, recheada com carne, ovo, batata, outras coisinhas e um molho picante, uma delícia!), pratos simples e sopas como a sopa de Mani (sopa de milho, como as outras sempre com vários condimentos e acompanha um molho bem picante que você pode dissolver na sopa)

2 comentários:

  1. pelo visto o choque cultural em relação a comida foi o menor de todos...
    e coca por 6Bs, mt barato....hauhauah

    abraço

    ResponderExcluir
  2. ahhh murilo, sem vergonha essas fotos!
    fiquei com mtaaa vontade de experimentar td! =)
    já vi que choque cultural com comida foi quase zero, rsrsr.
    aproveita mto q só começou!
    bjus*

    ResponderExcluir