sexta-feira, 22 de julho de 2011

Barganha!

Se tem uma coisa que estou aprendendo aqui no Cairo é negociar!

O mercado Khan El-Khalili é um imenso mercado de mais de 1000 anos (mas passou por uma reconstrução em 1382 por um Sultão da época), com centenas de estreitas ruelas e milhares de pequenas tendas onde você encontra de tudo! Neste mercado árabe, em meio a vozes, animais domésticos, barracas de alimentos e especiarias, lojas de artesanato, perfumes, souvenirs, roupas e um ir e vir de pessoas de todo o canto do mundo, está um dos lugares mais característicos do Egito!

Por ser um centro comercial muito antigo, a experiência de vendas desse pessoal vem não é de hoje, ainda mais se tratando de um lugar turístico! Os árabes que não são bobos nem nada, aproveitam a diferença cultural pra dar o seu jeitinho de ganhar mais dinheiro! Mas como o melhor jeitinho do mundo é o Brasileiro, então vamos negociar!!

A primeira vez que fui no Khan el Khalili já fui preparado, pois sabia que eles colocavam os preços lá em cima, principalmente se tratando de estrangeiros! Não tava afim de comprar nada, só olhar o local, saber como funciona a negociação e a barganha! Depois de algumas tentativas percebi as técnicas de vendas deles:

- Nunca fale o preço de primeira - Fale tudo sobre o produto, exalte e demonstre a qualidade, exalte o produto como se fosse o melhor do mundo.
- Ofereça mais produtos - Tente vender um pacote ao invés de vender um produto só, você pode ganhar mais dinheiro com isso.
- Faça seu cliente perder tempo - Eles falam tanto sobre o produto que o tempo vai passando voando. Se você está procurando algo específico eles falam que vão buscar e não vão correndo. Quanto mais tempo o seu cliente perder querendo comprar o produto, mais ansioso ele vai ficar pra comprar e mais rápido ele compra.
- Supervalorize seu produto - O preço inicial é sempre muito alto, porque o produto é muito bom!
- Dê desconto - É aquele jogo do joga o preço lá em cima e dá o desconto pro cliente ficar feliz!
- Faça chantagem emocional - Se o cliente pedir um preço muito baixo no produto, diga que ele está sendo injusto, que vai ficar sem lucro, que os negócios estão indo mal por causa da revolução, que você vai perder se vender por aquele preço.
- Explore os asiáticos - Muitos deles tem dinheiro e para alguns deles, pedir desconto é falta de educação.
- Avaliação de satisfação do cliente - Após a compra pergunte se o cliente está feliz.

Parece que não, mas se usarmos algumas (não todas hehe) dessas dicas simples que percebi por aqui, agente pode conseguir mais resultados no nosso trabalho! Com certeza vou tentar praticar em tudo que eu for fazer daqui pra frente! Hehehe.

Agora se você for cliente seja esperto também. Procure saber os preços antes de comprar, se não souber então vá na sua intuição ou no quanto você ficaria feliz em pagar. Dicas pra quem quer comprar:
- Vá para perder seu tempo - Cada coisa que você quiser comprar você vai gastar no mínimo 40 minutos entre olhar o produto, escutar o vendedor e negociar.
- Use a arma deles contra eles próprios - Faça eles perderem tempo com você e não o contrário.
- Nunca aceite o primeiro preço - Algumas vezes é 10 vezes mais o valor real.
- Não demonstre muito interesse - Na lojinha do lado tem o mesmo produto e você terá chance de tentar comprar novamente.
- Se você sabe o preço, seja irredutível! - Negocie até ele aceitar seu preço, ou coloque um preço menor e suba até o preço real!
- Seja gentil - Não seja ignorante com o vendedor porque eles não gostam.
- Não retruque quando eles não forem gentis - Muitas vezes eles se fazem de bravo porque algumas pessoas compram as coisas por raiva. Mantenha seu sorriso no rosto ok?
- Ele vai te chamar denovo! - Se você deu o preço e ele não aceitou, ele vai falar não, você fala então não compro, obrigado, devolve o produto e começa a ir embora (não tão rápido!) e logo ouve: "Hey, brazilian! Ok, come back here!"
- Não se renda a cara de gatinho do Shrek! - Se você ganhou a negociação e conseguiu comprar o produto no preço que você queria, ou eles vão olhar na sua cara com cara de triste, ou olhar pro chão com cara de triste. Não caia na deles, com certeza eles estão felizes também.
E por último e não menos importante:
- Leve seus amigos asiáticos pra comprar na loja que você já comprou alguma coisa antes. Você vai ganhar algum presente depois! Haha!


Uns exemplos de coisas que comprei:

Narguile Grande de boa qualidade
Preço Inicial: 350 pounds
Preço final: 185 pounds
Obs: Acho que poderia ter conseguido por menos, mas sai feliz porque em Reais saiu realmente barato e foi primeira compra.

Miniatura de Pirâmides
Preço inicial: 30 pounds
Preço final: 4,50 pounds
Obs: Sei que nas Pirâmides um EP da índia comprou por 3,50 o mais barato que ouvi falar, mas no Khan el Khalili você tem que aceitar que algumas coisas vão sair um pouco mais caras.

Camiseta sobre a revolução
Preço inicial: 80 pounds
Preço final: 20 pounds
Obs: Esse eu sabia o preço, então sem desculpas!

Escaravelho da sorte em basalto
Preço inicial: 5 pounds
Preço final: 1,50 pounds
Obs: O cara fez a cara de gatinho do Shrek, ficou nervoso, falou que o preço era injusto e no final quando eu tava indo embora me chamou de volta falou ok! Eu não sabia o preço mais fui irredutível!

Relógio Dolce e Gabanna Made in China falsetão!
Preço inicial: 150 pounds
Preço final: 20 pounds
Obs: Esse eu não comprei, só queria treinar pra negociar mesmo!

Enfim, tem muito a se aprender com os árabes! Mas o que eu precisava aprender mesmo é como ser mais Turco e gastar menos dinheiro/ser um pouco mão de vaga! Hahahaha!

Abraço a todos!

7 comentários:

  1. O melhor coach de ''Como negociar'' esta aqui HAHAHA
    Muito bom Siron=)

    ResponderExcluir
  2. jeitinho brasileiro de negociar foi foda...hauhauhauaha
    brasileiro sempre mais malandro...

    abraço

    ResponderExcluir
  3. hauhaua...total flash back da China! XD
    fez o meu dia!

    ResponderExcluir
  4. hauahuhauhauah queeee egracadooo siroon!! adorei!! me imaginei ai! hehehe

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAH QUE ENGRA!!!
    vou te usar nos treinamentos de spin selling tô achando hahah

    ResponderExcluir
  6. muito bom Siron, rindo sozinho dos preços e das artimanhas uhahauhu

    Aqui em Cochabamba tem a La Cancha, mercado muito grande também.. mas não são tão negociáveis, se você jogar bem, tira uns 30 bolivianos no máximo Oo...

    Abraço!!

    ResponderExcluir