quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Salam Aleikum AIESEC!

Já estou no Egito há quase um mês, vou tentar dar uma resumida na minha viagem até o momento! =]
Bom, vim no mesmo vôo que um menino de Ponta Grossa, o Erik. Chegamos aqui no Cairo dia 12/12  e a Yara foi nos buscar. Eles tiveram alguns problemas com apartamentos, então ficamos rodando um pouco até que paramos em um ap provisório, aonde moram dois brasileiros, um húngaro, e dois colombianos. Aliás o que mais tem por aqui é brasileiro! Rs
Bom, assim que chegamos já fomos pra nossa primeira festa!

Uma coisa que eu realmente preciso comentar é sobre o trânsito daqui, MEU DEUS, eu já tinha ouvido falar, mas é muito pior. Eles não tem regra nenhuma! Não têm problema algum em andar na contra-mão, todos os carros são batidos. Quando acontece alguma batida (a cada segundo), eles gritam, quase se matam, e depois sai cada um pra um lado sem resolver absolutamente nada! Atravessar a rua pela primeira vez então é a maior aventura. Como me disse uma outra brasileira os carros são que nem cachorros – você não pode demonstrar medo, só tem que colocar o pé na rua e começar a andar sem se preocupar, que eles param! Hahaha!
No dia seguinte fomos com um pessoal jantar, e os meninos egípcios que estavam com a gente pediram os pratos, várias porções de muitas coisas diferentes para experimentarmos. Entre elas tinha uma porção de hambúrguer de cérebro, sim, cérebro!  Que obviamente, nos disseram que era frango, porque do contrário eu não teria tido coragem de provar. Ainda bem que quando fiquei sabendo do que era, eu já tinha engolido a primeira mordida! Haha.
 Na quarta fomos pra American University of Cairo, onde estão sendo nossas aulas do projeto. A universidade é maravilhosa, super moderna, coisa de outro mundo.
Só para vocês não ficarem perdidos, o projeto é nacional, uma parceria do governo com a AIESEC para auxiliar a divulgação do Turismo no Egito. É divido em vídeomaking e fotografia. Eu estou em vídeomaking, estamos aprendendo sobre os diferentes “shots”, edição de vídeo, fazer documentários, etc. Tudo isso para que cada grupo elabore um vídeo final de divulgação  do Egito.


Dia 15/12 fomos pra Alexandria. Que cidade linda! Tão diferente do Cairo aonde tudo é cor de areia... rsrs. Tem muito verde, o mar é lindo e a cidade mais aconchegante. E claro, fomos pra uma festinha da AIESEC de lá.


No dia  22/12 fomos pras PIRÂMIDES =)
Ficamos pelas ruas na madrugada de quarta pra quinta esperando dar umas 05h00 pra ir pra Giza, pois queríamos ver o sol nascer nas pirâmides. A gente estava em 10 pessoas e fechamos um pacote com um tipo de uma agência receptiva, por 200 pounds cada um que incluía:  ir de camelo até um certo ponto pra ver o sol nascer, depois ir de camelo até as pirâmides, o bilhete de entrada na área, e algumas regalias que supostamente só o nosso guia tinha direito (AH TA! Haha), com certeza ele incluiu na taxa até o sol que nasceu! Foi bem carinho na verdade, mas pelo horário e para o que queríamos não tinha muita alternativa.
Nem preciso dizer que aquele lugar é INDESCRITÍVEL! Ver aquelas pirâmides, com o sol nascendo, na areia do Egito, com camelos do lado... gente, não tem definição, é impossível colocar isso em palavras! Só posso dizer que todo mundo tem que vir pra cá uma vez na vida, vale MUITO a pena!
E por fim, no dia 27/12 fomos fazer a nossa viagem pelo projeto, pra Sharm El-Sheik, no Sinai! A cidade é incrível, mas é uma parte do Egito feita pra turistas, e basicamente turistas da Europa. As praias são amazingg!!!


 Tem vários resorts e hotéis super chiques, muitos lugares pra compras, e principalmente o centrinho da diversão noturna: Naama Bay! Ali você encontra de tudo, lojas, barzinhos, baladas (tem uma Pacha), Hard Rock, vários lugares pra fumar a famosa SHISHA, ou como é conhecido no Brasil, o narguile. E você também encontra só europeu, e mulheres praticamente sem roupa, com vestidos curtérrismos num frio insuportável.. hahaha! Ou seja, literalmente não faz parte da realidade do Egito.

Mas o mais interessante da viagem foi a ida ao Monte Sinai!!! O mais interessante, mais lindo, e o mais cansativo! Rsrs. Saimos do hotel dia 01/12 às 22h00, são umas 3 horas de viagem até o Sinai. Começamos a subir Monte Sinai por volta da 01h30 e chegamos lá em cima umas 05h00. São APENAS 7 Km de subida e 750 degraus, no escuro, com lanternas  e num frio jamais visto! Hehehe! Mas ver o sol nascer lá em cima, e aquela vista compensa tudo!


E por enquanto é isso! Já estou no Cairo de volta, e amanhã vamos trabalhar em umas coisas para o projeto, e ir no Khan el Khalili que é o mercado super famoso daqui, pra comprar lembrancinhas pros amigos e pra família! Rsrs!  
Beijos,
Luciana
   

2 comentários:

  1. Oi Luciana!
    Uau! Cada vez que eu vejo alguém no Egito eu tenho mais vontade de conhecer e as suas fotos só me deixam sonhando aqui!! =)
    aproveita muito, o trabalho, o lugar, as pessoas quero saber mais e mais!
    bjus*
    ps: conheci a Rebeca (de Vitoria) em uma conferencia no final do ano passado :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Samy!
    Nossa vc deve vir conhecer, é muito lindo aqui! Tem muita coisa pra ver, e os lugares são muito mais incríveis do que da pra descrever!
    Vou tentar postar algo de novo essa semana! =]
    Ela me contou, que mundo pequeno! Hehehe!
    Beijoss

    ResponderExcluir